27/06/2010

Guitarras desafinam constantemente...




Muitas vezes sou confrontado com comentários sobre a estabilidade da afinação numa determinada guitarra. Modelos por vezes de boa qualidade não conseguem manter uma afinação duradoura, enquanto outras, por vezes da mais baixa qualidade existente fascinam os seus donos no que se trata de afinação.

Salvo defeitos de fabrico,  qualidade de algumas peças, o que mais indicia a uma má estabilidade da afinação resume-se à falta de manutenção.
Existe no entanto alguns truques, melhoramentos, e peças que podem dar algum progresso a favor da estabilidade de afinação.

Em primeiro lugar, encordoamento novo!

Se tiver um ferro de soldar estanho na garagem e achar que consegue aplicar uns pontos de solda, até que não é nada de dificil a menos que sofra de tremores, é então a melhor altura para lhe dar uso!
Não vamos soldar, mas apenas estanhar.




Para quem não tem prática o ideal é usar um ferro de soldar de 35/40 Watts.
Utilizar solda 60/40 em núcleo de resina, de preferência marca americana ou alemã.
O processo consiste em estanhar os nós que existem nas cordas na zona do ball-end. No caso das pontes tipo Floyd Rose em que se corta o ball-end deve-se estanhar a extremidade da corta que prende na sela.
Esta operação promove uma melhor sustentação e melhoria contra a desafinação.



De seguida deve se então fazer um melhoramento na pestana que consiste em pegar numa lixa mais fina possivel (grão 600) e passar nas slots onde assentam as cordas de modo a limpar o lixo e ferrugem deixado pelas cordas sem que se desgaste a slot tanto na largura como em profundidade.
Podemos também evitar o atrito provocado pelas cordas na pestana lubrificando as slots com pó de grafite. Para obter pó de grafite basta agarrar num lápis ou mina de lapiseira e raspar contra a lamina de um afiador de lápis ou numa faca. Este pó será então polvilhado nas slots da pestana com a ajuda de uma folha de papel ou mesmo uma lamina. Pode acontecer que com o excesso de grafite se suje as mãos ao tocar, basta que se limpe as cordas com um pano.
Nas guitarras com headstock com 3 carrilhões de cada lado (ex: guitarra acústica, folk, Gibson LP, SG, archtop's) criar um chamado "side wall" que consiste em desbastar as slots da pestana na lateral ajudando a corda a curvar na direcção do carrilhão correspondente. Esta operação pode ser feita com um pedaço de lixa fina ou uma lima fina que pode ser a lima de cosmética utilizada para limar as unhas.
Esta operação vai ajudar a reduzir a fricção provocada pelas cordas (causa que muitas vezes origina que se partam cordas na zona da pestana).
Numa guitarra com este tipo de headstock ao desapertar uma corda ela vai ficando laça mas o pedaço de corda entre o carrilhão e a pestana continua sob tensão porque a corda não desliza e fica presa neste ponto.
È conveniente que ao encordoar a guitarra se use o máximo de corda possivel de modo em que a corda saía do carrilhão o mais abaixo possivel criando ângulo até à pestana como exemplifica a figura em baixo.



Outro passo consiste em apertar todos os parafusos e porcas dos carrilhões que muitas vezes vão ficando soltos sem que dê-mos conta.

Os tremolos Floyd Rose licenciados maior parte são construidos com metais de fraca qualidade que se desgastam rápido sobretudo na zona de fricção do wind-cut contra os pivot's. Daí o motivo para que as Floyd Rose licenciadas começam a causar instabilidade ao fim de algum tempo de uso.
Para reduzir tal desgaste causado pela fricção deve-se lubrificar aplicando cêra de vela no wind-cut e nos pivots.

Aqui foram explicados alguns truques que promovem a estabilidade de afinação, agora então irei falar de peças que se podem substituir para promover a boa afinação.

No que se trata de pestanas pode se optar por substituir a pestana habitual por uma pestana em grafite e para braços tipo Fender com 42mm de largura na pestana pode se fazer a substituição por uma pestana de rolamentos Fender LSR Roller Nut. Esta pestana já vem incorporada nas Stratocaster da versão Plus e Deluxe, no entanto pode ser adquirida à parte como acessório.



Para guitarras com tremolo tipo Fender aconselho a substituição da ponte pelas pontes Gotoh/Wilkinson.
Existe a versão VS100N (para pontes tipo Fender American Standard, fixa por pivot's) e a versão VSVG (para pontes tipo Fender Vintage, fixa por seis parafusos).





Também para os amantes do tremolo existe um acessório chamado HipShot Tremsetter. Este acessório é instalado na cavidade das molas do tremolo no lugar da mola do meio (partindo do princípio que se está a usar 3 ou 5 molas). Este dispositivo permite que ao usar o tremolo o mesmo pare no seu ponto neutro evitando uma descida ou subida do pitch original.
Este mecanismo serviu de base de inspirição para os japoneses da Ibanez na criação do Tremolo ZR (zero resistance) e o mecanismo ZPS (zero point system).