28/02/2010

Encomendas internacionais

Devido à escassa oferta e valores acima da média no mercado nacional, muitas vezes somos obrigados a procurar o nosso desejado material no mercado estrangeiro.
Venho com este artigo esclarecer algumas dúvidas em relação a encomendas internacionais, o que é necessário e a que factores a ter em conta.

Primeiro há procurar o mercado nacional por questões de comodidade e de serviços pós-venda (devolução, assistência técnica e garantia).
Só no caso de não se encontrar os artigos em território nacional, ou que a diferença de preços o justifique, pode-se então proceder à oferta internacional.

O que é necessário:

Saber a tradução do nome do artigo que procura para melhor pesquisa dos mesmos.
Ser possuidor de um cartão de crédito (Visa, Mastercard, Amex, etc).
Associar o cartão de crédito a uma conta Paypal para evitar fráudes.
Conhecera credibilidade da loja que se pretende efectuar o negócio.
Preferir sempre lojas que aceitem pagamentos por Paypal ou outro sistema identico.
Conheçer a cotação da moeda usada para a compra, no próprio dia.
Ter em conta que aparelhos electrónicos operam em tensões electricas diferentes das nossas (operando a 110-120 Volts) e fichas de ligação à rede electrica diferentes. (caso dos E.U.A, Reino Unido, Austrália entre outros).

No que se trata de burocracias:

Em alguns casos as transferência bancárias podem demorar dias.

Compras com origem na União Europeia, estão isentas de taxas alfândegárias.

Compras com origem fora da U.E.. 
Estão isentas de taxas alfândegárias, compras em que o valor total da factura (preço de artigo+portes de envio+seguro opcional), seja inferior a 20 Eur para o caso vendas de comerciais e empresas. 
Inferiores a 40 Eur para o caso de vendas particulares.

No caso de não ser aplicada taxa, receberá a encomenda na morada ou estação dos CTT da freguesia

O valor das taxas alfândegárias é calculado com base numa percentagem do valor total da factura, dependendo do tipo de artigo,volume e peso da encomenda+taxa dos CTT. Neste caso receberá um aviso na morada para se dirigir à estação dos CTT a fim de pagar as taxas e levantar a encomenda. Em alguns casos poderá o Sr. carteiro bater-lhe à porta com a encomenda e taxas a pagar.

Quando a alfândega não encontra a factura na encomenda poderá ser chamado a apresentar a factura que a loja lhe enviará por mail após ter recebido o pagamento. Por este motivo não devemos eliminar as facturas.

No caso de não haver factura de uma das partes, os serviços alfândegários tomam a liberdade de lhe atribuir o preço que lhes der jeito.

Geralmente encomendas com indicações de "Gift certificate", "Repaired Parts" não excluí as taxas, se bem que já me passaram algumas, com o valor da compra ser ligeiramente acima do estabelecido e gift certificate. No entanto são excepções.

Pedir o transporte por empresas de logistica rápidas como a Fedex, DHL, TNT, UPS (não confundir com USPS - United States Postal Services) que geralmente providenciam serviços de Tracking Number é uma hipotese para descartar, salvo quando se tem extrema urgência, pois a taxa alfândegária será mais pesada. Existem relatos de quem tenha pago em taxas, 50% do valor total da factura.

No que toca a tempos de espera:

Estados Unidos - são os mais demorados devida a fiscalização e inspecção feroz, podendo demorar entre 2 a 4 semanas.

Resto do Mundo - cerca de 10 a 15 dias no máximo.

União Europeia - até 1 semana no máximo.

Um exemplo:
Pickups para guitarra adquirido nos Estados Unidos (preço do(s) artigo(s), portes de envio, sem seguro e utilizado tarifa económica de correios). Total da factura 100 Eur. Será aplicada a taxa de 30%, ficando a compra em 130 Eur.

Uma dica:

Esclarecer por mail o envio e pedir uma atenção para o cuidadoso embalamento do artigo e saber se é possivel enviar a factura com valor abaixo dos 20 Eur, e(ou) a indicação de "Gift Certificate", "Repaired Parts" ou "Replacement Parts". Embora seja ilegal, muitas vezes resulta quando se trata de pequenos volumes!

Espero ter sido útil com esta mensagem e esclarecido algumas dúvidas.
No caso de terem tido outras experiências, convido a comentárem nesta mensagem.